Foi em 1984 que a fusão do London Financial Times e da bolsa de Londres deu origem a um dos índices mais conhecidos da bolsa britânica, o FTSE100. Este índice permanece hoje como um dos mais importantes e merece a atenção de negociadores de todo o mundo.
Se procura formas de negociar e está particularmente interessado em negociar o FTSE 100, este é o artigo para si, onde de uma forma simplificada descobrirá não só o que é este índice, mas também as empresas que o compõem e como é influenciado. Este artigo ajudá-lo-á a compreender como negociar no índice FTSE 100.
Conte com a Investlite para encontrar esta e outras oportunidades de negociação.
Menu de navegação:
- FTSE100 - Definição
- Compreender a função do índice FTSE100
- Conhecer os fatores que influenciam o mercado FTSE100
- Como comercializar o FTSE100 e quais as empresas que o compõem
- Conclusão
- FAQs
FTSE100 - Definição
A definição de FTSE 100 é "Financial Times Stock Exchange" que indica precisamente o nome das organizações que se reuniram para o criar. Atualmente, este índice é gerido pelo grupo FTSE e refere-se às 100 maiores empresas que estão cotadas na Bolsa de Valores do Reino Unido, também conhecidas como as empresas 'Blue Chip'.
Muitas das pessoas que têm capital à procura de investir, olham para o índice FTSE como uma boa oportunidade de negociação. Embora este tipo de negociação tenha sempre riscos associados, muitos investidores iniciais enfrentam a dificuldade de não conhecer os termos utilizados na bolsa de valores e acabam por preferir uma negociação combinada com um intermediário regulado, como a Investlite.
Compreender a função do índice FTSE100
Como o FTSE 100 é um índice que representa as 100 maiores empresas cotadas na bolsa de Londres, a sua função é monitorizar o desempenho destas empresas como um grupo, não sendo indicativo do desempenho de cada empresa em particular.
Isto significa que mesmo que uma certa empresa pertencente ao grupo esteja em queda, mas o comportamento do conjunto esteja em ascensão, a percepção que terá é de que o FTSE100 está a aumentar e vice-versa.
Todas as flutuações no índice são melhor verificadas através da análise do gráfico FTSE 100, que pode não ser tão simples de fazer, especialmente se não se tiver muita experiência neste tipo de negociação.
A fim de contornar estas dificuldades, recomenda-se que estude muito sobre o tema antes de iniciar as suas negociações e que até o possa fazer com dinheiro de jogo antes de investir o seu próprio capital para compreender como tudo funciona.
Outra opção muito válida é recorrer à negociação através de um intermediário regulado, como a Investlite, que lhe dará apoio técnico e acesso a plataformas de negociação, bem como material educativo para o ajudar com os seus investimentos.
Em geral, é também importante lembrar que o FTSE 100 não é o único índice que existe e todos eles indicam o desempenho do grupo de empresas que o constituem.
Funções do índice FTSE 100
- Obtenha uma leitura rápida da bolsa de valores e do desempenho do grupo de empresas que compõem o índice;
- É uma referência para os investidores interessados no mercado londrino;
- De certa forma, indica o estatuto económico do Reino Unido, uma vez que o FTSE100 contém as 100 maiores empresas cotadas.
OS fatores que influenciam o mercado FTSE100
Dado que o índice FTSE 100 é composto pelas 100 maiores empresas cotadas na bolsa de Londres, é de esperar que seja influenciado pelos mesmos fatores que afetam a economia britânica, o que por sua vez acaba por ser também influenciado por fatores económicos globais.
Períodos de crescimento económico onde há uma menor taxa de desemprego, maior consumo, maior confiança económica e, consequentemente, maior lucro e crescimento das empresas traduzem-se num período de crescimento do FTSE100 e vice-versa.
Em geral, fatores como os descritos abaixo podem também influenciar o mercado FTSE 100:
- Crise política e/ou económica;
- Eleições;
- Notícias sobre o estado da economia do país;
- Crescimento ou queda (ou falência) de uma ou mais empresas que compõem o índice.
Como comercializar o FTSE100 e quais as empresas que o compõem
Para negociar no índice FTSE 100 acima de tudo é necessário ter já um conhecimento profundo e legibilidade do gráfico FTSE 100 para poder compreender as tendências do mercado e minimizar ao máximo os riscos associados a este tipo de negociação, embora nunca se consiga eliminá-los completamente.
Para aqueles que estão interessados neste índice e querem negociar nele mas não têm muito conhecimento, a melhor opção é utilizar um intermediário regulado como a Investlite que lhe oferece uma série de benefícios, nomeadamente a possibilidade de negociar através de CFDs, contratos por diferença, o que lhe oferece uma possível vantagemvde poder tirar uma possível vantagem da subida e/ou descida do mercado.
Além disso, também beneficiará de:
- Apoio técnico disponível 24 horas por dia, 5 dias por semana;
- Possibilidade de negociar em várias plataformas;
- Acesso a material de apoio para o ajudar nas suas negociações;
- Negociação com alavancagem.
Para além destas, encontrará outras vantagens na negociação do FTSE 100 por CFD através da Investlite.
As empresas que compõem o índice
As empresas FTSE 100 são as empresas que compõem o principal mercado londrino e correspondem a aproximadamente 81% do valor total das empresas no mercado britânico, mas este não é o único índice que compõe a bolsa de Londres.
- As 250 empresas mais importantes cotadas na bolsa de Londres e que são consideradas como empresas de média capitalização constituem o FTSE 250 com 15% do total do mercado britânico;
- O FTSE 100 combinado com o FTSE250 constitui o FTSE350 que representa 95% do valor das empresas no mercado britânico;
- O índice FTSE SmallCap representa 2% do mercado e é composto pelas restantes empresas;
- A combinação de todos estes índices constitui o índice FTSE All-Share.
A lista das empresas que compõem cada um destes índices é de consulta pública, e listamos aqui as 10 primeiras empresas que compõem o ranking das empresas FTSE 100:
- Royal Dutch Shell;
- holdings HSBC;
- BP;
- GlaxoSmithKline;
- British American tobacco;
- Unilever;
- AstraZeneca;
- Diageo;
- Barclays;
- BHP.
Conclusão
A bolsa britânica é composta por vários índices que compreendem diferentes grupos de empresas, sendo o mais conhecido o FTSE 100 que representa as 100 maiores empresas capitalizadas na bolsa de Londres e que constituem mais de 80% do valor das empresas britânicas.
Este é um dos índices que desperta o interesse dos investidores e, se for o seu caso e procurar oportunidades de negociação, recomendamos que o faça através de um intermediário regulado como a Investlite, que tem várias vantagens para si:
- Sem comissões ou taxas sobre os depósitos efetuados;
- Possibilidade de negociação com alavancagem;
- Baixos custos por transação;
- Equipa dedicada.
Se quiser saber mais sobre esta ou outras oportunidades de negociação, visite o nosso website Investlite.com
Nota importante: As informações acima referidas não podem ser consideradas como conselhos de investimento, e os resultados passados não indicam desempenho futuro.
FAQs
O que são FTSE 100, 250, etc.?
Estes índices representam um conjunto de empresas e a sua contribuição para o valor de mercado das acções britânicas. Todos estes índices constituem o principal mercado britânico.
Como é que as empresas entram nos índices FTSE?
Dependendo do preço das suas acções no mercado, as empresas são colocadas a taxas mais altas ou mais baixas.
Posso investir no FTSE100, 250, etc.?
É possível investir nos diferentes índices comprando acções directamente às empresas que os compõem ou negociando com CFDs dos índices que criam oportunidades de negociação, independentemente de o mercado estar em alta ou em baixa.
Quais são os outros grandes índices globais que existem?
Existem outros índices globais importantes como o DAX 30 em Frankfurt, o NASDAQ100 nos Estados Unidos ou o Índice S & P500.
Abrir Conta